" A experiência de São Paulo da Cruz se converte em uma espiritualidade, um modo de vivenciar a experiência de fé a partir de determinados parâmetro. nasce uma mística que sera o ápice da espiritualidade pois predispõe o próprio Espirito para a acolhida e a doação do dom de Deus, especialmente da graça de participação oferecida em sua Paixão. Nasce um carisma que, enquanto dom do Espírito, é oferecido para configurar toda a existência cristã desde uma chave, desde uma perspectiva ou peculiaridade que vivencia a globalidade do mistério de Deus e sua doação, em razão de ser forma configurante, é um modo de existir que carrega a graça da percepção de u m modo de doação de Deus no mistério pascal de Cristo.
A graça carismática em Paulo da Cruz expressa-se num dom do Espírito para enriquecimento da Igreja, uma graça configuradora com Cristo que também é comunicável e experimentável na vida cristã.
Alguns elementos desta premissa:
+ a primeira concretização do Carisma está na criação da Congregação, o que não esgota o Carisma de fundador de Paulo da Cruz, mas bem o expressa em seus símbolos e práticas institucionais:
+ a graça carismática que se configura na vida da Igreja de diversos modos, suscitando em todo cristão batizado uma sensibilidade ou um acesso ao Mistério de Deus desde umas chaves de sua revelação e doação;
+ comunicabilidade e co-participação do Carisma Passionista; Deus no-lo ofereceu, em Paulo da Cruz, com uma intensidade e radicalidade nova, expressando a verdade de seu ser e de seu amor pela humanidade; Deus é o que revela seu amor oferecendo-se a nós como fonte de vida... e, quando o(a) passionista tenha que procurá-Lo, nao vai a outro lugar a não ser no Crucificado-Ressuscitado. + a Comunidade Passionista na Igreja-Comunhão numa experiência pessoal e comunitária, sendo Comunidade da Nova Aliança, Comunidade-sinal, memorial, convocante; assim é o lugar onde Paulo da Cruz viveu e coloca a sua Família Carismática. Tanto mais Família Passionista na Igreja, tanto mais formamos Comunhão, partilhando na diversidade. A exemplo da Trindade Santa na qual não anulam-se as individualidades das Pessoas Divinas, mas complementam-se e formam uma Unidade para a salvação da humanidade."
Pe. José Luis Quintero, CP (Espanha)
Assessor do Congresso Passionista de Espiritualidade